Trafegar com o pára-brisas danificado, é ilegal. Segundo resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), trata-se de uma infração grave, que prevê cinco pontos na CNH e retenção do automóvel até a regularização. Ligue já 067 3025-6506 / 067 9205-3179

27 outubro 2015

Militec-1 - Saiba tudo sobre esse condicionador de Metais

 

O que é Militec-1? Militec-1 é um tratamento químico de metais. Ele se mistura ao lubrificante, mas não é reagente com este, nem muda as propriedades físico-químicas do mesmo (viscosidade, ponto de fulgor, etc). Ele apenas “pega carona” no lubrificante (óleos ou graxas) até encontrar algum elemento metálico. Acima de 38 graus, ele se desloca do óleo para o metal, reagindo quimicamente com o mesmo, em um processo chamado adsorção. 
A partir deste momento, Militec-1 deixa de estar misturado ao lubrificante e passa a fazer parte do metal. 
Essa reação entre Milite-1 e o metal resulta em três benefícios: 

Reduz o atrito em no mínimo 70% 
Cria uma proteção anti-aderente 
Cria uma proteção anti-corrosiva  

Então ele é um aditivo de óleo? 
Militec-1 NÃO é um aditivo, pois não interfere em nenhuma característica físico-química do lubrificante. O aditivo é adicionado para dar certas características específicas a este lubrificante. Por exemplo: Se o um determinado motor apresenta muita formação de borra, o fabricante do lubrificante adiciona mais detergente a este lubrificante. Este lubrificante agora com mais detergência, passa a ter outra especificação. Na verdade é o pacote de aditivos adicionados á base lubrificante que gera a especificação deste lubrificante (se ele é um API- SJ, SL, SM, ou mesmo se trata-se de um SAE 10W40, 5W30, 20W50, etc). 

Então Militec-1 cria uma película resistente. É isso? 
Militec-1 na verdade não forma uma película externa na parede do metal. Ele penetra no metal, deixando o equipamento exatamente com as mesmas folgas de antes da aplicação.  

Posso usar Militec-1 com qualquer tipo de lubrificante? 
Sim! Por não reagir com o lubrificante, Militec-1 pode ser adicionado a qualquer lubrificante, sendo ele mineral, semi-sintético, sintético, hidráulico, graxas, etc. 

E quanto aos aditivos para óleo que existem no mercado. São iguais ao Militec-1? 
Em hipótese alguma! A partir do momento que se adiciona ao lubrificante um aditivo externo, este lubrificante deixa se ser o especificado pelo fabricante. Se for um aditivo líquido, fatalmente ele irá modificar a viscosidade do lubrificante. Mudanças de viscosidade normalmente geram aumento de folgas do equipamento (ou do motor) e diminui capacidade de troca de calor entre os componentes (óleo grosso isola o calor), além de deixar o equipamento mais “pesado” para trabalhar. Já os aditivos sólidos criam sobre-camadas no sistema interferindo nas folgas internas dos componentes. Além disso, estas camadas também interferem isolando a troca de calor entre o óleo e o os componentes e modificam também a fluidez deste lubrificante, principalmente em sistemas onde o filme de óleo é gerado por pressão de óleo, sem falar em entupimentos de filtros. 

Militec-1 pode substituir o lubrificante? 
Posso colocar apenas Militec-1 no motor do meu carro? 
Não! Militec-1 necessita do óleo, pois o óleo lubrificante possui outras características físicoquímicas importantes ao bom funcionamento do motor que não são encontradas no Militec-1. 

Devo aplicar Militec-1 em todas as trocas de óleo? 
Não há necessidade! Quando chegar a hora da substituição do lubrificante, Militec-1 já terá reagido com o metal. Mesmo com a troca do lubrificante, Militec-1 permanecerá aderido ao metal, dando uma proteção duradoura. Siga as trocas de óleo de acordo com o fabricante e aplique Militec-1 a cada 20.000 km. Para serviço severo (motor de competição, turbo, motos) a aplicação deverá ser a cada 2 trocas de óleo. 

Posso colocar Militec-1 em qualquer motor? 
Sim! Qualquer motor a combustão, sendo ele gasolina, álcool, diesel, gás, 2 ou 4 tempos. Podemos dizer que Militec-1 pode ser usado que qualquer lugar onde haja necessidade de lubrificação e que se queira reduzir o atrito, aderência de borras ou proteção contra oxidação. 

E no câmbio e diferencial, posso colocar também? 
Sim! Os resultados são fantásticos tanto para câmbios quanto para diferenciais. 

No câmbio automático pode? 
Nos câmbios automáticos a transmissão de força é feita principalmente por pressão hidráulica. O atrito em si não é tão relevante. Neste caso, os benefícios não serão tão aparentes. 

Posso colocar Militec-1 também no motor da minha moto? 
Sim! Qualquer modelo ou cilindrada 

E se minha moto usar o mesmo óleo para o motor e embreagem? Não vai patinar a embreagem? 
Não! Não vai patinar pelo fato de Militec-1 reagir apenas no metal do disco da embreagem. Se ela fosse composta de metal / metal, este atrito seria diminuído, provocando o deslizamento dos discos. No caso do motor, temos atrito entre metal e cortiça ou composite, que são materiais que Militec-1 não reage. Portanto, se a embreagem estiver em bom estado, a aplicação de Militec-1 não irá interferir no “grip” dela. 

Meu motor está rajando. Militec-1 pode resolver este problema? 
Não! Militec-1 não repõe folgas. Se ele estiver batendo ou rajando, irá continuar batendo e rajando. Militec-1 é perfeito se usado como vacina e não como remédio. 

Quais os benefícios que Militec-1 podem trazer para meu veículo? 
Em função da diminuição do atrito esses benefícios serão: Redução do consumo Aumento da potência Durabilidade Maior estabilidade térmica do óleo A função da proteção anti-aderente seria a dificuldade de ancoragem de borras e sujidades, potencializando a própria detergência do óleo. 3 A função da proteção anti-oxidante seria a proteção contra ferrugem proveniente da umidade, condensação interna, maresia, etc. 

Vocês teriam como provar esta redução de atrito de 70? 
Sim. Esta redução de atrito é comprovada por análise de óleo baseada em contagem de partículas de ferro misturadas ao lubrificante. Se elas estão no lubrificante é porque saíram de algum componente em função de desgaste. Este valor é uma média dos testes efetuados tanto na linha industrial quanto automotiva. Esta redução de atrito de 70% equivale a aproximadamente 3% de aumento na potência ou 5% de melhora no consumo. Em um veículo a gasolina, que faça 12 km por litro, esta diferença após 20.000 km será de 80 litros de gasolina economizados, sem mencionar a proteção dos componentes mecânicos. 

Militec-1 já foi testado por algum órgão oficial? 
Sim! Testes na UFMG e na Lactec entre outros. 

Se Militec-1 é tão bom assim, por que não é usado pelas montadoras? 
Vou responder com outra pergunta: Até que ponto para um fabricante é financeiramente interessante ter um produto que dure muito mais depois de vencida a garantia? O que podemos afirmar é que algumas destas montadoras aplicam Militec-1 na linha de produção, para maior durabilidade e menos paradas para manutenção preventiva, otimizando a produção. 

Vi na internet um carro rodando sem óleo. Isso é possível? 
Sim! Porém não recomendável. O vídeo é real e seu objetivo é mostrar o nível de redução de atrito é tão relevante a ponto de poupar o motor ou equipamento mesmo em condições severas por falta de lubrificante ou contaminação extrema do lubrificante por combustível, solvente ou água. O motor só trava sem óleo devido ao atrito entre as peças que gera desgaste, temperatura, dilatação e consequentemente o travamento. Como Milite-1 trata o metal e não lubrificante, ele irá proteger o metal mesmo com deficiência de óleo e sem atrito entre as peças móveis não há aumento de temperatura, nem dilatação do material, muito menos travamento. 

Por que nunca ouvi falar deste produto? Ele é novo no mercado? Nos EUA Militec-1 têm mais de 30 anos, tendo como maior cliente as Forças Armadas daí o nome abreviado de Mili tary Tec hnology. No Brasil o produto já possui 16 anos. Sua aplicação sempre foi mais difundida entre preparadores, equipes de competição e uso industrial. Atualmente está sendo feito um trabalho para maior difução do produto. Atualmente a Militec-1 já está em mais de 30 países, como Austrália, Japão, Nova Zelândia, China entre outros. 


Mais informações: www.militec.com.br